Bastidores das profissões: Gerente de desenvolvimento de produtos

||| O objetivo desta seção é mostrar a você, leitor, os bastidores de diferentes profissões a partir do ponto de vista de quem já se desenvolveu em sua trajetória.|||

Márcio Porcher começou a trajetória profissional na área de eletrônica e migrou para o segmento de moda, uma transição pouco comum. As experiências em empresas de nome nacional e internacional o impulsionaram a ter até a marca própria e um e-commerce, onde ganhou uma nova perspectiva do mercado.

No momento, Márcio atua como consultor. Na entrevista, ele conta como algumas pequenas oportunidades de mostrar seu interesse pelo desenho e desenvolvimento de calçados serviram como degraus para crescer na profissão. Confira:

foto Marcio PorcherO que você faz atualmente?
Trabalho como Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de
Produtos

Você sempre trabalhou nessa área?
Não, na verdade iniciei minha vida profissional como técnico em eletrônica. Depois de um tempo trabalhando na área, vi que não era o que imaginei fazer pro resto da vida. Iniciei um curso universitário na área do calçado e conversei com meu superior na empresa que trabalhava. Acho que por ter sido sincero em relação a isso, tive a chance de trocar de área dentro da mesma empresa.


Como e quando decidiu que gostaria de trabalhar com desenvolvimento de produtos de moda? Depois que sai da área da eletrônica, comecei a acompanhar os responsáveis pelo desenvolvimento de produtos de uma grande companhia de exportação. Lá me identifiquei com esta profissão. Decidi fazer um curso de desenho e apresentei meus trabalhos para o Presidente da empresa. Pedi uma oportunidade e consegui o trabalho que sempre sonhei.


Como é a sua rotina diária? Que tipos de tarefas envolvem o seu trabalho?
As atividades são bem variadas, e podem acontecer tudo no mesmo dia. Desde pesquisar tendências de cores e produtos, desenvolver novos materiais, participar de reuniões técnicas para discutir aspectos de cada novo produto, reuniões sobre custo dos produtos, até análises de performance de venda.

Que tipo de conhecimento, habilidades ou características são essenciais para trabalhar
na área que você trabalha hoje?
Precisamos ter conhecimentos técnicos sobre calçados, entender os processos de produção, custos e formação de preços, uma grande capacidade de analisar dados de vendas e concorrentes e gestão de pessoas. São aspectos muito importantes numa função gerencial qualquer. E mais especificamente em relação a moda, é preciso bom gosto e grande sensibilidade para saber o que é comercial para o publico que você está trabalhando.

Tem alguma dica para alguém que quer trabalhar com design de produtos de moda?
Comece aprendendo a parte técnica e produtiva. A grande maioria dos designer que saem das universidades hoje não sabe como viabilizar suas ideias, e acaba frustrado em um ambiente industrial.

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